Blog Layout

Guaraná: “O olho da Amazônia”

O fruto tem a casca vermelha e, quando maduro, deixa aparecer a polpa branca e suas sementes, assemelhando-se com olhos.

Publicado em 4 de Novembro

FOTO: FELIPE ROSA
Especialistas dizem que o guaraná é cultivado há muito tempo pelos indígenas no Brasil, antes mesmo da chegada dos portugueses. O fruto também pode ser encontrado em outros países como Peru, Colômbia e Venezuela.

Na Amazônia, Maués, que fica no interior do estado do Amazonas, é o principal produtor e fornecedor do produto para as grandes fabricantes de refrigerantes no Brasil como a Ambev e Coca-Cola. O material é produzido na fazenda Santa Helena, e também por produtores locais, que são incentivados a cultivar o fruto. 

Produção do fruto

O guaraná é plantado e colhido de forma manual, de cacho em cacho pelos produtores e se adapta bem a região por resistir a temperaturas na média dos 26°. Após serem colhidos, os grãos de semente são fermentados, secos e moídos, resultando no guaraná torrado.

Consumo
Além do xarope de guaraná, que é vendido às empresas fabricantes de refrigerante, o fruto também pode ser utilizado para a produção de remédios e vitaminas naturais. Seus nutrientes podem fazer muito bem para a saúde, se bem utilizados. Abaixo, vai alguns exemplos de benefícios para a saúde ao consumir derivados do fruto:

• Perda de peso: utiliza-se muito o pó do guaraná para a elaboração de energéticos e vitaminas que podem aumentar a energia ou substituir uma refeição, por exemplo. Suas substâncias também são capazes de aumentar o metabolismo, fazendo com que a pessoa perca mais calorias durante um exercício.
• Melhora a circulação sanguínea: o pó de Guaraná é capaz de diminuir a formação de placas aterogênicas nos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo. 
• Diminui o estresse: um chá de guaraná pode te deixar mais tranquilo, já que a cafeína presente no fruto ajuda na sensação de bem-estar, agindo de forma positiva nessa situação. 
 
Além destes, o fruto também pode trazer outros benefícios a saúde porque possui ação tônica cardiovascular, diurética e auxilia no combate a cólicas e enxaquecas. 


Share by: