Empresas eco-friendly: moda ou oportunidade?
Se ainda não ouviu este termo, saiba que isso tem sido um fator determinante na decisão de compra de muitos consumidores
Publicado em 4 de Novembro de 2019

FOTO: REPRODUÇÃO
Há algum tempo as empresas não estão pensando somente no preço ou qualidade, mas também na origem do produto. Isso porque os consumidores ficaram mais exigentes. Por isso, cada vez mais as empresas estão adotando a cultura eco-friendly, em tradução literal significa “amigável ao meio ambiente”.
Na prática, são ações que empresas adotam e que zeram ou reduzem o impacto socioambiental, como por exemplo a desutilização de pele animal na composição de vestuário e acessórios. Outros exemplos de ações são:
• Economia de água nos processos de fabricação e operação;
• Redução da poluição e descarte correto de lixo;
• Embalagens recicláveis ou reutilizáveis;
• Durabilidade dos produtos.
Na pegada sustentável
Natura
A marca de cosméticos e perfumaria é um exemplo de empresa que adotou práticas sustentáveis. Além de campanhas de conscientização, a Natura também tem projetos que atingem desde a produção até o descarte do produto no meio ambiente.
Segundo a empresa, cerca de 84% das matérias-primas das fórmulas já tinham origem vegetal em 2017. A utilização de embalagens recicláveis e de materiais renováveis também faz parte das ações de produção consciente da marca.
Em seu site institucional a empresa apresenta um documento em que traça as metas de sustentabilidade até o ano de 2050. As ações pretendem alcançar três pilares: Marcas e Produtos, Rede da Natura (todos os públicos da empresa) e Gestão e Organização.
Além das metas, a Natura já possui algumas certificações que confirmam sua participação na sustentabilidade. A certificação B CORP relaciona empresas em uma rede global que associam crescimento econômico com o bem-estar social e ambiental. A UEBT está presente nas embalagens da EKOS, linha sustentável da Natura. A empresa também é certificada por deixar de fazer testes em animais desde 2006 pela Cruelty Free International.