Blog Layout

Aluno da FMF vence concurso Sound Up Brasil do Spotify com o Podcast “Pavulagem - Contos da floresta”

O finalista no curso de jornalismo concorreu com outros 19 participantes de todo o Brasil e é o primeiro da região norte a vencer o concurso


Redação: Aderlan Carvalho

Foto: arquivo pessoal


O estudante de jornalismo na Faculdade Martha Falcão - FMF, Maickson Serrão, de 28 anos, venceu o concurso Sound Up Brasil, promovido pelo Spotify. O podcast ``Pavulagem - Contos da Floresta ``, que retrata as histórias contadas por ribeirinhos e indígenas, é um dos vencedores entre os cinco projetos premiados. Além da possibilidade de contrato de exclusividade com a plataforma, o concurso rendeu a Maickson o prêmio no valor de 4,5 mil dólares. 


“Pavulagem - Contos da Floresta” superou os outros 19 projetos e fez de Maickson o primeiro vencedor da região norte a conquistar a premiação do Spotify. No Brasil, essa é a 1º edição do programa Sound Up, que busca por novos podcarters e criadores de conteúdo negro e indígena.O concurso seguiu em duas etapas. No início eram 20 participantes, mas apenas dez seguiram para a 2º etapa. Entre os dez, cinco projetos saíram ganhadores da primeira edição do Sound Up Brasil.


O podcast do estudante, que ainda está em desenvolvimento, terá 10 episódios. Até o momento apenas o episódio piloto do projeto está pronto. Maickson, viu no concurso a oportunidade de falar sobre as histórias que compõem o folclore amazônico, contadas por ribeirinhos e indígenas, fala sobre sua participação no Sound Up Brasil:


 “pra mim é um privilégio muito grande, sou de origem ribeirinha e cresci ouvindo essas histórias e além do mais na fase final eu era o único representante da região Norte”.


Para ele, o seu projeto é uma oportunidade de muitos aprendizados pessoais além de resgatar e manter viva as histórias contadas pelos mais velhos:


“eu vi no concurso uma oportunidade para estar entrando no universo da podosfera que é novo no Brasil, oportunidade de novos conhecimentos e além de estar registrando essa cultura que pode ser perdida porque muitos contadores são anciãos e quando morrem levam esses saberes”.


O estudante destaca ainda que sua formação no curso de jornalismo foi importante para o desenvolvimento e produção do seu projeto:


 “ A formação acadêmica foi muito importante na construção e em como contar a histórias no formato de áudio, além dos elementos do jornalismo literário que foram essenciais nesse processo criativo”.



Edição: Aderlan Carvalho

Supervisão: Macri Elaine Colombo


Share by: