Semana Nacional de Negócios: Desenvolver soft skills é chave para o sucesso profissional, destaca palestra na FMF Wyden



Atividade abordou temas como liderança, acolhimento, empatia e inteligência emocional como diferenciais no ambiente corporativo 


A diretora acadêmica da Faculdade Martha Falcão Wyden, Paula Guimarães, ministrou, na quinta-feira (15), a palestra “As habilidades técnicas nos colocam na corrida: as soft skills nos fazem vencer”, durante a Semana Acadêmica Nacional de Negócios. A atividade aconteceu na sala 504 da instituição e abordou a importância da liderança e do acolhimento no mercado e no ambiente de trabalho, além das soft skills, ferramentas que fazem a diferença na atuação de profissionais e na sinergia dentro das empresas.


Formada em Administração e mestre em Ciências do Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará (UFPA), a professora Paula destacou a relevância das soft skills, traduzidas para oportuguês como habilidades socioemocionais ou comportamentais, para o crescimento e fortalecimento profissional. Dentre as competências trabalhadas durante a palestra, estão inteligência emocional, comunicação assertiva, resiliência e adaptabilidade, trabalho em equipe, empatia e gestão de conflitos.



Para a professora, essas habilidades são decisivas para o sucesso na vida profissional:


“Essas ferramentas podem fazer a diferença na vida não apenas de um colaborador, mas também na liderança do ambiente corporativo. Durante a palestra, abordei a importância de trabalhá-las nesse contexto, trazendo a realidade e a reflexão do quão importante é desenvolver essas competências. É necessário ensinar, refletir e colocar isso como pauta na carreira para alcançar o sucesso no ambiente de trabalho, principalmente no contexto corporativo”, afirmou Paula.


No decorrer da atividade, ela compartilhou experiências pessoais vivenciadas no trabalho que contribuíram para seu crescimento profissional. Um dos pontos centrais da fala foi a valorização do autoconhecimento como base para o desenvolvimento das competências relacionadas às soft skills. Para a professora, é preciso primeiro conhecer a si mesmo para, então, aprimorar as relações com os outros e alcançar um desempenho mais humano e eficiente.


“Quando eu trabalho o meu autoconhecimento, estou pronta para receber as soft skills. É isso que me permite crescer com consciência e propósito”, destacou.



Paula Guimarães também mencionou que o acolhimento e a empatia são fundamentais não só no ambiente de trabalho, mas em qualquer espaço de convivência, como instituições de ensino e núcleos familiares. Ela chamou a atenção dos alunos presentes para a importância de construir um ambiente mais humano e eficaz, onde habilidades técnicas e comportamentais caminhem juntas.


“O acolhimento faz com que as pessoas se sintam respeitadas. Quando você está em um ambiente acolhedor e seguro, pode ser quem realmente é. Isso permite que aflorem suas competências e seu potencial”, concluiu.


Texto:  Ruan Jucá

Fotos: Ruan Jucá

Agência Experimental Falcon / Martha Falcão

Email: contato@portalfalcon.com 

(92) 3003-4430