Desenhando o caminho: Rodrigo Lemos e a construção do futuro no varejo


Com histórias pessoais e dicas valiosas, o empresário destaca o valor da estratégia, do time e do cliente em palestra da Semana da Comunicação da Faculdade Martha Falcão Wyden.

No dia 13 de maio, a Faculdade Martha Falcão Wyden recebeu uma palestra que trouxe grandes insights para alunos e profissionais da área de negócios e comunicação. O palestrante foi Rodrigo Waughan de Lemos, advogado em formação, empresário multifranqueado, faixa preta em jiu-jitsu e também é presidente do Grupo Gerbera, detentor da franquia da O Boticário e Quem disse, Berenice, entre outras marcas.


Rodrigo lançou recentemente o livro “A Arquitetura do Varejo do Futuro”, que se tornou o mais vendido do Brasil na categoria "Negócios" logo após seu lançamento em fevereiro de 2025. Durante a palestra, ele compartilhou suas experiências de vida, os desafios enfrentados e a evolução de sua trajetória como empresário, detalhando também alguns conceitos do livro que podem transformar o futuro do varejo.


Rodrigo compartilhou um pouco sobre sua infância, quando começou a aprender a empreender de maneira simples. “Quando eu era pequeno, era apaixonado por videogame e comecei a vender brigadeiro na escola. Eu comprava leite condensado, granulado e chocolate e fazia todos os dias, com o dinheiro do lanche, para vender. Com isso, fiz muito mais do que o valor do lanche e ainda comecei a alugar fitas de videogames para meus amigos. Esse dinheiro me ajudou a custear minha faculdade.”


Aos 18 anos, Rodrigo iniciou seu escritório de advocacia, contudo ele só tinha apenas 75% do valor necessário para iniciar a operação e precisou pedir ao seu pai o restante, fazendo dele seu sócio. A visão de seu pai sobre a vida e os negócios foi marcante, ele dizia que não precisava se cuidar tanto, porém Rodrigo o corrigiu usando um simples exemplo: “Se o jabuti e a tartaruga se cuidassem, viveriam ainda mais.” Esse conselho ainda guia suas ações até hoje.


Rodrigo trouxe à tona os desafios de ser empresário no Amazonas e destacou o sucesso de sua jornada, afirmando que, desde a fundação da empresa em 2003, com uma pequena marca, até o crescimento que alcançou com um faturamento de R$212 milhões em 12 anos, a evolução foi constante. Ele frisou que a empresa está sempre em “modo beta”, um processo contínuo de evolução.


Rodrigo falou sobre as dores que o cliente enfrenta e como o empresário pode identificar essas necessidades para oferecer soluções. “A principal dor do empresário é que, quando somos jovens, temos tempo e saúde, mas não temos dinheiro. Com o passar dos anos, o que muda é que a saúde e o tempo diminuem, mas o dinheiro se torna mais disponível.”


Ele também destacou a importância de colocar o cliente no centro das decisões de negócios, definindo os canais de venda e adaptando as estratégias de acordo com a demanda do mercado. Para ele, a inteligência artificial e a comunicação eficiente são ferramentas indispensáveis. “Hoje, o mundo usa IA, e é bom usar, pois o mundo está sempre em um processo de evolução.”



Rodrigo falou sobre o papel crucial do treinamento na formação de equipes de alto desempenho. “Crie um treinamento baseado em seus valores, faça um cronograma de treinamento para seu time, mantendo-o atualizado com as novidades em seu portfólio.” Ele ainda ressaltou a importância de ter valores inegociáveis na gestão e nas relações com clientes e colaboradores. “Não venda de qualquer jeito. Tenha valores inegociáveis e cuide do seu time.”


Além de abordar as dores dos clientes, Rodrigo também trouxe à tona a importância de diversificar as fontes de renda de um negócio. Ele sugeriu estratégias como: “Reduções tributárias, trabalhistas e contábeis, além de alternativas como energia solar, que podem transformar o CAPEX (despesas de capital) em OPEX (despesas operacionais).”


O marketing também foi um tema central de sua palestra. “Estude o market share de sua empresa, trace e meça suas ações de marketing. Estude os canais mais adequados para o seu negócio e planeje com antecedência seu orçamento de marketing.” Ele ressaltou a importância de entender os meios de publicidade e a jornada do cliente para fortalecer a marca e garantir um retorno positivo.


Rodrigo encerrou sua palestra com um pensamento provocador: “É mais fácil você saber aonde vai chegar se o caminho estiver desenhado. Logo em seguida essas palavras deixaram os presentes inspirados e motivados a repensar suas abordagens no mundo dos negócios, com mais clareza e confiança nas decisões a serem tomadas.


Texto: Felipe Caresto

Fotos: Felipe Caresto e Bianca Cunha

Agência Experimental Falcon / Martha Falcão

Email:contato@portalfalcon.com

(92) 3003-4430