Blog Layout

Projeto desenvolvido por alunos de exatas busca reutilizar água de aparelhos de ar-condicionado

Alunos desenvolveram projeto Aquasystem, um dispositivo que reutiliza água de aparelhos de ar-condicionado para a irrigação de plantas e lavagem de carros.


Gabriel Martins - redação portalfalcon.com 
Publicado em 31 de Outubro de 2019

Equipe produtora do Aquasystem - Foto: Gabriel Martins / portalfalcon.com 
A Semana Acadêmica de Ciências Exatas que ocorreu no período de 21 e 23 de outubro, na Faculdade Martha Falcão|Wyden, com uma vasta programação tem como objetivo aumentar a proximidade entre os alunos, professores e o mercado de trabalho e envolveu os cursos da área de exatas. 

Durante a programação, houve a apresentação do projeto ‘Intercurso entre análises e desenvolvimento de sistemas’, com a proposta de mostrar a produção de vários trabalhos desenvolvidos, um dos destaques ficou para os alunos Edywhendel de Souza, Emerson Oliveira, Franco Almeida, Italo Eliztoni, Mikael Felipe, Rafael de Lima e Vanessa Melo, do 5º  período do curso Análises e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Os estudantes desenvolveram o projeto denominado Aquasystem, um dispositivo que reutiliza água de aparelhos de ar-condicionado para a irrigação de plantas e lavagem de carros.
Banner do protótipo - Foto: Gabriel Martins / portalfalcon.com 
O aparelho armazena a água não utilizada em um compartimento, para depois distribuí-la em um sistema automatizado que permite redistribuir a água através de dispositivos específicos. Para o caso da irrigação também serão instalados sensores de umidade para determinar a melhor hora e quantidade para as plantas serem irrigadas.

Vários projetos também foram apresentados, os quais já foram passados pelos mesmos estágios de desenvolvimento onde tiveram vários meses de pesquisas, simulação para a criação de seus trabalhos até a concepção de uma ideia viável para a produção de um protótipo funcional que deve ser finalizado até final do ano. 

”Eu lancei a ideia dos alunos desenvolverem projetos de sustentabilidade, meio ambiente, educação indo atrás de seus próprios critérios e coletando as problemáticas que cada um via no seu dia a dia” de acordo com o professor Orlewinson Maia coordenados dos projetos desenvolvidos.
Share by: