Homenagem à trajetória de Rita Lee
Compositora, cantora, escritora, mãe, Rita Lee foi uma artista de várias personalidades e uma das figuras mais revolucionárias e criativa que ganhou o coração do Brasil.
Por Bianca Cunha
Da redação portalfalcon.com
Publicado em 18/05/2023
Uma das maiores cantoras e compositoras da cultura brasileira, Rita Lee Jones, morreu aos 75 anos. A artista faleceu em sua residência localizada na Vila Mariana-SP, no dia 08 de maio. A artista foi diagnosticada com câncer no pulmão em 2021, e após o tratamento apresentou melhoras e estava em fase de recuperação.
Ultrapassando 55 milhões de discos vendidos, Rita lançou 40 álbuns ao longo da carreira, ela também se destacou no universo literário, com o sucesso de ‘Rita Lee: uma autobiografia’, de 2016, escrevia literatura infantil e até organizou um livro de fotografias ‘Favorita’, em 2018.
Em meados dos anos 60
Iniciou sua carreira musical em meados dos anos de 1960, em meio ao movimento tropicalista. Rita Lee surgiu em uma época em que a sociedade brasileira passava por fortes transformações culturais, políticas e sociais. Durante os anos de 1960 e 1970, aconteceu o movimento de contracultura e uma grande busca por liberdade individual, principalmente entre os jovens. Rita foi pioneira ao trazer para a música brasileira uma visão mais libertária, abrindo espaço sobre temas que antes eram considerados tabus. Suas letras abordavam temas relacionados à liberdade sexual, à busca por identidade, à quebra de estereótipos e ao empoderamento feminino.
Uma ligação mágica musical
Os mutantes foi um dos seus primeiros grupos musicais, formado por Arnaldo Batista, Sérgio Dantas que eram do vocal e guitarra, baterista Dinho Leme e o baixista Liminha, juntos lançaram dois álbuns de sucesso chamados, 'A Divina comédia' ou 'Ando Meio Desligado' em 1970 e 'Jardim Elétrico', em 1971. Por volta de 1973, com sua saída da banda, Rita ingressou em uma nova jornada musical com a Banda Tutti-Frutti, que era liderada por Luis Sergio Carlini, fase em que deram origem aos Hits, 'Ovelha Negra' e 'Agora Só Falta Você'.
O primeiro álbum solo de Rita Lee foi gravado em 1970, chamado 'Build Up', o mesmo alcançou grandes resultados, isso fez com que Rita desse início ao segundo projeto chamado “Hoje é o primeiro dia do resto de sua vida”, em 1972.
Parceiros na música e no amor
Chegando no fim dos anos 1970, Rita iniciou parceria com o músico multi-instrumentista Roberto de Carvalho com quem viveu por 47 anos, até seus últimos momentos de vida. Tiveram três filhos, o músico Beto Lee, o DJ e produtor musical João e o artista visual Antônio Lee. Juntos, o casal criou Hits icônicos como ‘Lança Perfume’, ‘Baila Comigo’, ‘Mania de Você’, em uma sequência de álbuns que traziam em sua composição ritmos como funk e a música pop eletrônica dos anos de 1980. Durante os anos de 1990 e 2000, apresentou destaque no pop rock da época, dando origem a sucessos como ‘Erva Venenosa’ e ‘Amor e Sexo’.
Foi aos sete anos que ela me hipnotizou
Cantora desde os 13 anos de idade e terapeuta integrativa, Ruthemar Muller, 71 anos, possui uma grande admiração e inspiração em Rita Lee, chegando a receber o apelido de Ruth Lee. “Rita Lee foi uma referência da minha geração, fui uma adolescente rebelde em relação aos sistemas de crenças e não era adepta das músicas americanas que minha geração curtiu, ela era mais meu estilo. Cheguei a pintar meus cabelos de vermelhos e usei por 13 anos”, recorda. Ruth relembra que a música ‘Caso sério’, marcou o início de sua separação no casamento. “Porque ele não era o meu caso sério”, declara Ruth.
Outro fã de carteirinha da Rita Lee, é o psicólogo Gabriel Lindoso, 24 anos. Ele afirma que foi aos 7 anos de idade que Rita o hipnotizou, após ouvir sua mãe escutando a música ‘Flagra’ sucesso de Rita com Roberto. “Rita é tão futurista, acalante, fluída, louca & sensata, fez e desfez regras, obrigada por ser uma referência na vida de tantas pessoas, suas músicas e poesias jamais serão esquecidas”, relembra.
Curiosidade
A cantora dividiu os palcos com outros grandes nomes da música brasileira como, Milton nascimento, Cássia Eller, Titãs, Roberto Carlos, Pitty, Caetano Veloso, Roberto Gil, entre outros.
Edição e supervisão: Professora Vanessa Sena
Todos os direitos reservados Agência Experimental Falcon