Pouco mais de três anos depois, OMS decidiu que o coronavírus não representa mais uma emergência de saúde pública de importância internacional.
Por André Vieira
Da redação portalfalcon.com
Publicado em 18/05/2023
No dia 5 de maio de 2023, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) referente à Covid-19. A ESPII é o mais alto nível de alerta da OMS e está previsto no Regulamento Sanitário Internacional da Organização.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez o anúncio após o relatório do Comitê de Emergência, que analisou a queda de hospitalizações, internações e mortes por Covid-19, recomendar o fim da ESPII. O fim da emergência, no entanto, não significa o fim da pandemia. “Significa que está na hora de os países fazerem a transição do modo de emergência para o manejo da Covid-19 juntamente com outras doenças infecciosas.”, disse Ghebreyesus, em declaração postada no site da Organização. “O vírus está aqui para ficar. Ainda está matando, e ainda evoluindo. O risco de novas variantes que causem novas ondas de casos e mortes surgirem permanece”, afirma.
Mesmo com o anúncio da OMS, profissionais da saúde reforçam o uso contínuo das medidas de proteção e prevenção. “A adoção de boas práticas de higienização da mão já é o suficiente. Álcool em gel, que as pessoas já usam, também. Máscaras eu acho desnecessário no dia a dia, mas em lugares fechados, como aviões, onde o ar é reciclado, acho bom usar e continuo usando”, afirma a enfermeira Leanne Neves, do hospital John Hopkins Hospital, em Baltimore (EUA), que atuou na segunda onda da pandemia do país norte-americano. “Gostaria que a sociedade pensasse mais no bem coletivo. Se tivéssemos pensando em prevenção e no coletivo, talvez essa pandemia não tivesse se espalhado tão rapidamente”, comentou sobre as lições que aprendeu após os períodos extremos da covid-19 no mundo.
A pandemia trouxe uma nova realidade, uma nova preocupação para a sociedade. Um desafio dos tempos contemporâneos que transformou a vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Talvez estejamos caminhando para o seu fim, ou sua nova fase.
Edição e supervisão: Professora Vanessa Sena
Todos os direitos reservados Agência Experimental Falcon