Com a pandemia do novo coronavírus, o estoque de bolsas de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) diminuiu, entretanto, os pacientes continuam em tratamento e precisam das doações. Os protocolos do Ministério da Saúde estão sendo seguidos para que as doações sejam seguras.
A Fundação informa que, com a situação da pandemia, novas regras na triagem clínica foram adotadas para efetuar a doação. Quem retornou de viagem internacional, nacional ou até mesmo do interior do Estado do Amazonas, fica impedido de doar por 30 dias. A temperatura do possível doador também está sendo conferida e é possível fazer o agendamento da doação pelo site do
Hemoam, com o intuito de evitar a aglomeração de pessoas no local.
A gerente de coleta, Eleonora Alencar, afirma que a unidade da cidade de Manaus segue todas as regras colocadas pelo Ministério da Saúde e está preparada para receber doadores. “Nossos funcionários estão de máscaras o tempo todo, oferecemos álcool em gel em pontos específicos da unidade, as cadeiras estão com aviso para que as pessoas sentem separadas, no mínimo um metro de distância. Sugerimos que os doadores que vêm acompanhados entrem, mesmo na recepção, individualmente, enquanto o acompanhante na área externa. O que não podemos é deixar de doar. Temos pacientes dos tipos mais variados e uma bolsa de sangue pode salvar até três vidas”, explicou.
A paciente do Hemoam, Ingrid Ladislau declara precisar das doações e destaca a importância de doadores. “Tenho 30 anos e faço parte da fundação há bastante tempo. Tenho muita força de viver, mas sofro de anemia falciforme e faço transfusões de sangue constantemente. Não é fácil, mas com ajuda conseguimos superar dia após dia. Cada doação é muito importante. Eu realmente sou grata por cada pessoa que se dispõe a nos ajudar”, disse.
Para ser um doador de sangue é preciso:
• Ter mais de dezoito anos.
• Ter boa saúde.
• Pesar mais de 50 quilos.
• Não ter viajado nos últimos 30 dias.
• Levar um documento com foto no dia da doação.
Doe sangue. Doe vida!