Blog Layout

Detox digital e seus meios para combater o sedentarismo

A influência de uma vida fora das telas está ligada também às atividades físicas e ao consumo consciente de mídia.

Por Maria Eduarda Clark, Jully Beak e Vittória Oliveira*

Especial para portalfalcon.com

Publicado em 19/06/2023


O detox digital tem se tornado um termo recorrente para quem navega pela internet, mas afinal, o que significa essa expressão? Detox vem de desintoxicação, sendo assim, a desintoxicação dos meios digitais durante um determinado tempo e voltar sua atenção para a vida real. A influência de uma vida fora das telas está ligada também às atividades físicas e ao consumo consciente de mídia. 


Como mostra a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o sedentarismo sobe cada vez mais ao passar dos anos, com cerca de 47% de brasileiros adultos e jovens 84%. Não se pode culpar totalmente o uso excessivo de telas, mas a influência é grande, assim explica a personal trainer Ligia Lira. "É importante que esse detox digital seja feito desde a infância, visto que a obesidade infantil só cresce no Brasil e no mundo. E estas crianças estarão muito mais propensas a se tornarem adultos obesos e com outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT's), como diabetes e hipertensão arterial. Diante disso, o detox digital resulta em benefícios físicos, psicológicos e emocionais. De forma que a saúde engloba esses 3 fatores, principalmente. Logo, esse ambiente digital pode ser bastante prejudicial e nocivo, desequilibrando os 3 fatores citados acima”, explica a profissional.


Lira também explica sobre quais são os meios de combate ao sedentarismo na era digital da sociedade contemporânea. “É muito difícil um adulto que não teve acesso ou contato com a atividade física na infância, envolver-se ou ter interesse no esporte ou em praticar algum exercício físico, pois a coordenação motora não foi desenvolvida em suas devidas fases durante a infância. Por isso, é importante que esse primeiro contato com a atividade física seja algo prazeroso para ele, para que desta forma ele se exercite de forma regular. Então, geralmente se inicia com uma caminhada, atividades recreativas/coletivas, dança ou hidroginástica/natação. Salientando que é imprescindível a orientação dessas atividades por um profissional qualificado”, diz.


Pausa na rotina


E o que acontece quando você quer dar uma pausa no celular, mas sua rotina não permite? Nesta reportagem, a equipe entrevistou a estudante e influencer digital Jakeline Monteiro, para saber como ela lida com a falta de tempo para realizar atividades fora das redes sociais. 


Portal Falcon: Como você organiza seu tempo? 

Jakeline Monteiro: Atualmente, eu analiso primeiro os compromissos obrigatórios do dia que geralmente são três: faculdade, trabalho e trabalhos por encomenda. Fora os trabalhos da faculdade e atividades em geral. Eu tento focar no que é obrigatório e depois vou fazendo aos poucos o que não tem tanta urgência para o dia, não dá tempo de fazer tudo no mesmo dia apesar de eu querer muito. O que eu gostaria mesmo era fazer um planer muito bem estruturado e conseguir seguir o planejamento de fato, mas o meu dia é muito corrido e muito cansativo para eu parar em algum momento e ficar planejando as coisas, não dá tempo e às vezes é meio que impossível.


PF: Você consegue ter algum momento de detox digital? 

JM: O único momento que eu tenho o meu detox digital é quando eu paro de fazer todas as atividades obrigatórias e me deito na minha cama, às 22h, é o momento que eu tenho.


PF: Quais são os principais empecilhos da vida de alguém que precisa estar constantemente no celular?

JM: O maior empecilho que eu acabo tendo é me desconectar do mundo real. Perco muitas atividades que estão acontecendo ao meu redor por não ter tempo. Tenho que resolver problemas toda hora no celular, onde eu acabo não tendo tanto tempo para fazer o que eu gosto. Eu perco muitas oportunidades e muitos momentos em que eu poderia estar vivendo. Onde, infelizmente, eu tenho que estar no celular toda hora.


Mais sobre a série de reportagens:
Alunos de Jornalismo produzem série de reportagens sobre saúde e bem-estar

Hidratação: a importância do consumo de água no calor amazônico

A dependência química causada pelo uso excessivo de drogas

Alimentos nutritivos e acessíveis

Terror feminino: como a fobia à gravidez paralisa a vida de mulheres no século XXI

Combate à violência obstétrica

Atividade física, bem-estar e saúde


*A reportagem faz parte da atividade avaliativa da disciplina Redação e Produção para WEB, ministrada pela professora Vanessa Sena, durante o semestre de 2023-1.

Share by: