Blog Layout

UNIÃO EUROPEIA CONTRIBUI PARA O DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA, AFIRMAM CIENTISTAS

Coalizão acusa Europa de contribuir para o desmatamento da floresta Amazônica e relatório da Forest Footprint Disclosure descreve os riscos e oportunidades das agro-commodities  


Publicado em 4 de Novembro de 2019

FOTO: REPRODUÇÃO
A União Europeia é acusada por mais de 600 cientistas europeus e 300 grupos indígenas brasileiros por contribuir para o desmatamento na floresta brasileira, em clara violação dos direitos humanos e do meio ambiente. 

A demanda internacional por commodities brasileiras funcionam como matéria-prima, produzidos em escala e podem ser estocados sem perda de qualidade estão, especialmente, carne bovina, soja (para produção de ração animal), e minério de ferro. Esses produtos são os que impulsionam o desmatamento e colocam em risco o futuro da Amazônia, afirmaram os autores em carta aberta publicada na revista científica Science.

O relatório Forest Footprint Disclosure (FFD), destaca a importância para grandes empresas utilizadoras das principais agro-commodities, de conhecer, contabilizar e assumir seus passivos e ativos relacionados com florestas. 
 
O Terceiro Relatório Anual do Forest Footprint Disclosure descreve alguns dos riscos e oportunidades que as empresas enfrentam, consciente ou inconscientemente, ao utilizar algumas das “commodities de risco florestal”, como madeira, produtos da cadeia da pecuária, soja, óleo de palma e biocombustíveis. 

O relatório destaca a importância, para grandes empresas utilizadoras das principais agro-commodities, de conhecer, contabilizar e assumir seus passivos e ativos relacionados com florestas.

As empresas estão potencialmente expostas a desafios operacionais, legais e de reputação. O relatório demonstra que as empresas líderes, cada vez mais, não apenas reconhecem tais desafios, mas também tomam algumas medidas para convertê-los em oportunidades.

Share by: