Fundo Amazônia é abordado em telejornal apresentado no auditório Nelson Falcão

Programa jornalístico é resultado da disciplina Cultura Brasileira, ministrada pelo professor Orígenes Martins.

Ivan Neto - redação portalfalcon.com
Publicado em 25 de Novembro de 2019
Foto: Ivan Neto 
Na noite da última quinta-feira (21), estudantes dos cursos de Comunicação Social da Faculdade Martha Falcão | Wyden apresentaram o telejornal Panorama News, abordando o tema Fundo Amazônia, no auditório Nelson Falcão. O trabalho acadêmico é resultado da disciplina Cultura Brasileira, ministrada pelo professor Orígenes Martins.

O docente disse que, durante o segundo semestre deste ano, os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda foram orientados a produzir reportagens para exibição pública. “O assunto que eles escolheram foi o ‘Fundo Amazônia’, destacando verdades e mitos. Tem filmagens, reportagens, entrevistas e vão apresentar um vídeo completo a respeito do assunto. Na verdade, é um laboratório onde eles estão fazendo coisas que fariam na vida real como profissionais. Eles ainda estão no 2º período e fazendo trabalho como se já atuassem na profissão. Teve aluno responsável pela redação, produção, filmagem, edição do trabalho, e agora, apresentação”, explicou o professor.
Foto: Iara Guerini

No primeiro bloco, foram exibidas as matérias produzidas pela equipe e, em seguida, na segunda parte do telejornal, houve a entrevista ao vivo no palco com o chefe do Departamento de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Estado do Amazonas (Sema), Giuliano Piotto. O convidado destacou uma das medidas que o governo pretende executar para reduzir o desflorestamento. “A gente tá regulamentando a nossa política de serviços ambientais para remunerar quem manter a floresta em pé. Se uma comunidade tradicional ou povos indígenas comprovarem que estão mantendo a floresta em pé, ganharão dinheiro com isso. É uma lei que foi aprovada em 2015, mas ficou parada, agora estamos regulamentando-a. Com relação às unidades de conservação, os membros desse departamento estão pensando em turismo e no fomento das cadeias produtivas, ou seja, quem mora nesses locais terá um incentivo para a comercialização dos seus produtos. Essas são as principais políticas da secretaria nesse momento” relatou Piotto.

Foto: Iara Guerini

Após a apresentação, Luiz Moreira, radialista e aluno de Jornalismo que liderou a produção do trabalho apresentado, falou sobre a experiência em participar de um formato diferente do habitual dos trabalhos de sala de aula. “É a minha primeira liderança em trabalhos como esse. Me deram uma pauta e eu, como líder de produção, tive que organizar toda a equipe externa, sonora, gravações em estúdio. Tudo foi organizado por mim. Juntando os dois, tanto o radialista quanto o jornalista, você tem que trazer algo para o público, no nosso trabalho foi mostrado isso, um pouco dessas duas profissões. Eu quero um diploma de jornalista para trabalhar nessa área de radiojornalismo”, afirmou Moreira.

O evento foi aberto ao público e valeu horas complementares para os participantes.

Sobre o Fundo Amazônia

De acordo com informações do site do projeto, o Fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal. Também apoia o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento no restante do Brasil e em outros países tropicais.Parágrafo Novo