Blog Layout

O curso de Comunicação da Faculdade Martha falcão realiza mais uma edição do Festival Audiovisual Universitário Pirarucurta



O festival premiou produções de destaque em sete categorias, promovendo a Visibilidade das produções amadoras e incentivando a inovação no cenário audiovisual

Por Lucas Baptista

Por
Sabrina Santos Fernandes



A Faculdade Martha Falcão - Wyden, realizou na noite desta última quinta-feira, 29 de Agosto, mais uma edição do Festival Audiovisual Universitário Pirarucurta, com o tema “Mitos da Amazônia: Espíritos da Floresta”. O festival de premiações, que busca destacar talentos da área audiovisual, foi organizado em sete categorias distintas este ano: Novos Talentos, Voto Popular, Reportagem, Filme Publicitário, Curta-Metragem, Minidocumentário e Trailer.


O evento teve como objetivo promover visibilidade das produções audiovisuais individuais ou coletivas de universitários do Norte, incentivando a produção de conteúdo original e de qualidade. A premiação reconheceu a excelência e o esforço dos participantes, destacando o potencial de crescimento e inovação no cenário audiovisual, com um ambiente propício à troca de experiências e ao networking.


A coordenadora do curso de Comunicação e de Publicidade e Propaganda, Cláudia Lopes, relatou sua expectativa gerada com o evento: “Bom, ter coordenado o Pirarucurta e ter vivido ele, é para mim uma grande emoção. Toda a preparação do Festival teve início no começo deste ano, com a turma da disciplina de Eventos, do Curso de Publicidade e Propaganda. Desde fevereiro nós começamos a pensar na temática, discutir identidade visual e dividir as equipes. E fico feliz que deu tudo certo, pois o nosso Festival é sempre muito grande e gera muita expectativa, porque nós sempre queremos entregar o melhor para os acadêmicos e para toda a nossa comunidade. Vale ressaltar que o objetivo principal era dar visibilidade a todos esses vídeos maravilhosos que foram Selecionados como finalistas”.


A acadêmica do curso Publicidade e Propaganda, Elizabeth Celina, vencedora do prêmio na categoria filme publicitário, deu seu depoimento após o encerramento do festival. “Bom, ter o nosso projeto contemplado no Pirarucurta foi uma grande felicidade para a gente, pois foi um trabalho muito difícil, durou dias e noites sem parar e nós precisamos quebrar muita a cabeça para chegar até o resultado final. Foi um trabalho complicado, pois não sabíamos como é que a gente ia transmitir toda a mensagem que queríamos passar com o nosso projeto. Porém, no final deu tudo certo, nosso trabalho foi premiado e homenageado nesse evento tão legal que a faculdade Martha Falcão oferece”.


A estudante do curso de Jornalismo, Juliana Ferreira, ganhadora do prêmio na categoria voto popular, relatou: “Participar do Pirarucurta foi uma experiência extremamente interessante para mim, e principalmente para o Álvaro, que teve a ideia de abordar o tema sobre viúvas, após o falecimento recente de seu tio. Por isso, decidimos explorar como essas mulheres superaram a perda. Convidei a dona Estrela, mãe da minha madrasta, que perdeu o marido há 11 anos, para fazer parte do projeto. Queríamos contrastar a experiência de alguém que perdeu alguém há pouco tempo com a de alguém que lida com essa dor há mais tempo, para explorar os diferentes processos de luto. Isso tornou o documentário muito pessoal para todos os envolvidos”.


O Pirarucurta 2024 contou também com a apresentação dos alunos Gabriel Praia, Mateus Loiola, Jakeline Batista e João Pedro Oliveira, que cantaram e tocaram o jingle oficial do evento, contribuindo para a imersão dos participantes na temática. O bom resultado do evento deixou expectativas para a edição de 2025.

Share by: