Cibercriminalidade: os crimes cibernéticos e os limites da liberdade de expressão na internet
Evento realizado no auditório da FMF Wyden abordou temas relacionados à segurança nas redes e à liberdade de expressão na internet nos dias de hoje.

Por Mauricio M. Neto
Da redação portalfalcon.com
Publicado em 18/05/2022
Você sabia que seu telefone corre risco de ser invadido se não tiver um antivírus? E que suas informações e dados sensíveis podem ser usados para cometer crimes em caso de uma invasão? E que o seu telefone é possivelmente uma fonte de emissão de fake news ou discurso de ódio, em um simples comentário que você postar?
Esses e outros temas foram abordados na tarde do dia 13 de maio, no auditório Nelson Falcão, durante a palestra ‘Cibercriminalidade: Os Crimes Cibernéticos E Os Limites Da Liberdade De Expressão Na Internet’. A atividade foi realizada pela coordenação do curso de Direito em colaboração com os cursos de Jornalismo e Publicidade da Faculdade Martha Falcão (FMF Wyden). O advogado especialista em crimes digitais, Aldo Evangelista, e o jornalista da Rede Amazônica, Fábio Melo, foram os convidados.
Evangelista explorou temas que abordaram os crimes digitais, engenharias sociais, como o phishing, e o sequestro de aplicativos de mensagem. Expôs também ações de prevenção a essas práticas como a instalação de antivírus em smartphones e dispositivos eletrônicos com acesso. Para o advogado, o principal fator para evitar os crimes é a educação digital. “Você vai descobrir e conhecer cada vez mais vários assuntos e possíveis criminosos, consequentemente você vai aprender a como se prevenir, ter cautela e ter cuidado”, disse Evangelista.
O jornalista Fábio Melo explorou a prática da divulgação de notícias e os cuidados com a divulgação de um determinado assunto, como crimes envolvendo crianças e mulheres e assuntos envolvendo política e órgãos públicos. O profissional enfatizou as abordagens que devem tomadas durante a notícia, que é tarefa principal do jornalismo, em casos delicados e de interesse público. “Ver os temos mais adequados, dar exemplos pra que a pessoa entenda o que está acontecendo”, explicou Melo.
A palestra está disponível no canal da FMF Wyden (Youtube).
Edição e supervisão: Professora Vanessa Sena