Blog Layout

A experiência de quem está atuando no mercado de trabalho e a importância da Agência Experimental  

O desafio da profissão e as experiências de um recém formado em jornalismo e que vive a realidade do mercado de trabalho 
Socorro Maia / redação portalfalcon.com
Publicado em 21 de Setembro de 2019
Transmissão de futebol ao vivo - Foto: Arquivo pessoal

O mercado está cada vez mais exigente com relação ao perfil do profissional de comunicação, principalmente na área de jornalismo que precisa ser polivalente e acumular experiências. Um perfil que para os recém-formados torna-se um grande obstáculo que precisa ser superado pelos alunos que estão entrando nessa disputa de espaço profissional. Para ajudar os acadêmicos de comunicação a vencer essa dificuldade, o Curso de Comunicação Social da Faculdade Martha Falcão / Wyden (FMF) tem uma estrutura totalmente projetada para receber os alunos e prepará-los para a prática profissional e para o mercado de trabalho. Nós estamos falando da Agência Experimental Falcon, que abrange a Rádio Web Falcon e portalfalcon.com, onde todos os conteúdos são produzidos por alunos de comunicação orientados por professores da instituição.

Foi na Rádio Web Falcon encontramos as referências profissionais de Klauson Jeremias de Oliveira Dutra, que formou recentemente no curso de jornalismo na Faculdade Martha Falcão – Wyden . Ele é amazonense, tem 24 anos, atualmente, trabalha como produtor no programa Alô Amazonas, também é apresentador do programa FM o Dia, online, na FM o dia Manaus, 93.1 FM. 

Em meio a correria frenética do dia a dia de uma redação, Dutra  falou sobre a importância da Agência Experimental para o profissional de jornalismo. "Eu acho  importante a gente aliar a Faculdade a projeto de pesquisa e extensão que é para isso que serve a Faculdade no geral, e extensão é justamente você sair de sua sala de aula e fazer trabalhos acadêmicos, trabalhos sociais, tudo o que envolve a Faculdade, tudo o que a Faculdade te proporciona,  desta forma você pode expandir um pouco os seus horizontes, consegue observar como é que está funcionando o mercado, foi uma responsabilidade muito grande eu adorei demais ser chamado para isso, eu faria de novo porque a Martha Falcão eu tenho muito apresso, por todos os professores pela estrutura muito boa é muito gratificante.”  declarou Klauson 
Cobertura de futebol  na Tv A Crítica - Foto: Arquivo pessoal
 
O jornalista fala que fazer rádio é tranquilo no entanto precisam de técnicas que são adquiridas conforme o avanço de experiências: “Você tem que ter conhecimento teórico e você tem que praticar jornalismo. Quando você tem uma Agência Experimental dentro da Faculdade que te dê esse ganho onde você escreve para portal, para Web e engloba as redes sociais, isso tudo é prefeito é um grande incentivo para as pessoas de jornalismo mesmo, isso é super importante , então foi difícil sim adquirir no início essas técnicas, essa transição da teoria para prática."  destacou o jornalista.

Klauson já atua na área desde os 18 anos de idade, em Rádio Web  faz narração de futebol, locução de documentários, já está na rede Calderaro de Comunicação há 3 anos, ele entrou no segundo período da Faculdade. Ele destaca que o profissional precisa se reinventar sempre, investir em uma área complementar, para potenciar o currículo de forma estratégica com foco na ampliação do mercado. 
Produtor do Programa Alô Amazonas - TV A Crítica
 
klauson enfatiza que o jornalista precisa se capacitar para ampliar sua visão de mercado para enfrentar um cenário externo competitivo que vive em constante mudança “ a dica que eu dou para as pessoas é justamente ter a experiência, na Faculdade no geral a gente tem que aprender de tudo um pouco, me arrependo um pouco de ter ficado em dois seguimentos da minha área assessoria, rádio e tv, eu queria expandir para portal, fazer mídia social em alguma empresa de comunicação, para que expandir os horizontes.” Finalizou o jornalista.
Share by: