Blog Layout

Semana Nacional de Economia Criativa: manhã do segundo dia tem atividades sobre ilustração, podcast e arquitetura


Evento é promovido por alunos e professores da área de Economia Criativa.

Por Bianca Cunha e Brenda Nicole

Da redação portalfalcon.com

Publicado em 03/05/2023


Nessa quarta-feira (3), o segundo dia da programação local da Semana Nacional da Economia Criativa iniciou com a oficina de Ilustração Criativa, conduzida por alunos do curso de Design da Faculdade Martha Falcão Wyden (FMF). Os participantes produziram desenhos com o auxílio dos monitores Thonny Camurça e Beatriz Monteiro, responsáveis pela realização da atividade.


De acordo com Monteiro, "a temática da oficina não é te ensinar o técnico, é meio que libertar, porque todo mundo consegue desenhar, e é importante mostrar que é simples e divertido", explicou. Uma das participantes da atividade, a estudante Maria Júlia Silva ressaltou a importância da oficina. “Acho importante, principalmente para praticar desenhos porque às vezes não praticamos tanto no dia a dia”, disse.


Ainda durante a manhã de hoje, o jornalista, professor e podcaster Maickson Serrão compartilhou sua experiência na produção de podcast. Na palestra, os estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda acompanharam as possibilidades de contar histórias na Amazônia, conheceram um pouco da vivência do jornalista pelas comunidades em que desenvolveu sua criação do Pavulagem, podcast sobre as histórias dos seres encantados.


Durante a conversa, o jornalista, que é egresso do curso de Jornalismo da FMF Wyden, ressaltou também a importância dos ganchos criados para aproximar o público. “A ambientação sonora é importante para que os ouvintes saibam o que está acontecendo e não fique apenas na voz do apresentador”, compartilhou Serrão.


A palestra ‘Construindo Conhecimentos em Arquitetura’ também fez parte da programação da manhã de hoje, e foi ministrada pelo arquiteto e professor Marcos Paulo Cereto. A atividade teve como objetivo conhecer o processo de catalogação. De acordo com o palestrante, esse processo é separado basicamente em três partes: documentos como plantas e cartas, elementos tridimensionais como placas e a iconografia que envolve fotos, slides, negativos etc. A ideia do trabalho pessoal do arquiteto é estabelecer esses formatos para que possam ser compartilhados com o objetivo de catalogar documentos, premiações, condicionando e catalogando esses acervos históricos”, explicou Cereto.


A acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Vanessa Aguiar comentou sobre a palestra. “Foi de extrema relevância educacional e informativa. Conhecer de fato a história a fundo de um grande arquiteto, renomado e com vários projetos incríveis, é extremamente necessário. Espero que consigam catalogar tudo e que a gente tenha acesso a esse grande material em breve”, afirmou.


Sobre a Semana Nacional de Economia Criativa


Construção é o tema da III Semana Nacional de Economia Criativa, que ocorre em todas as unidades do grupo Yudqs. Todas as atividades têm o objetivo de desenvolver o profissional, o cidadão, o conhecimento e a carreira dos participantes. 


A terceira edição ocorre nos dias 02 a 04 de maio. Na programação, estão previstas oficinas, palestras e atividades presenciais que reúnem todos os cursos da Área da Economia Criativa (Arquitetura, Comunicação e Design). A programação conta com a participação de professores, alunos e convidados.

 

Edição e supervisão: Professora Vanessa Sena.

Share by: